Resolvi juntar almoço e sobremesa na mesma postagem para não deixar para depois e esquecer detalhes do preparo... Este risoto ficou maravilhoso e a pera cozida no vinho com especiarias, divina. Vamos às receitas.
Risoto de cordeiro com hortelã (porção para duas pessoas)
220 gramas de arroz arbóreo (1 xícara e 1/4)
1 litro de caldo de legumes (uso em cubo, 1 cubo para 1 litro de água)
aproximadamente 2 xícaras de carne de cordeiro cortada cubos pequenos (usei pernil)
1/2 cebola roxa
100 ml de vermute seco
hortelã a gosto (usei 10 folhas pequenas)
azeite de oliva
manteiga
parmesão ralado
sal
1 pitada de açafrão
Desde que comi um risoto de cordeiro com hortelã em um restaurante no ano passado, estava planejando a minha versão dessa receita*. Primeiro fritei rapidamente os cubos de carne em um fio de azeite de oliva, temperados apenas com sal, deixei eles mal passados. Na mesma panela, refoguei a cebola em uma colher de sopa de manteiga, juntei o arroz, refoguei rapidamente, e depois adicionei o vermute. Mexendo sempre, esperei um minuto para o álcool evaporar e em seguida comecei a acrescentar o caldo de legumes... Aos poucos, adicionando mais caldo a medida que vai evaporando, e mexendo frequentemente... Quando o arroz estava quase cozido (tem que experimentar para saber) adicionei a carne, as folinhas de hortelã picadas com a mão e uma pitada "gorda" de açafrão (só pra dar uma corzinha). Esperei finalizar o cozimento do arroz (não deixar secar, o risoto deve ficar cremoso) e juntei uma colher de sopa de manteiga e uma boa porção de parmesão ralado na hora. Desliguei o fogo, misturei bem e tampei a panela. Servi em seguida.
O risoto ficou maravilhoso e o hortelã na medida, deixou o prato aromático, mas não pesou no sabor. Até poderia ter colocado um pouco mais, mas fiquei com medo que brigasse com o vinho. Para harmonizar, escolhi o excelente Punto Final Etiqueta Branca, da bodega argentina Renascer. Arrisco dizer que é meu malbec preferido (já comentei aqui).
Pera ao vinho com especiarias (porção para duas pessoas)
2 peras descascadas
200 ml de vinho tinto seco
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
6 cravos
1 canela em pau
1 colher de chá de gengibre em pó
Segundo o novo acordo ortográfico pera perdeu o acento circunflexo, não me conformei muito com isso, mas vamos ao que interessa. Inventei de fazer essa receita na hora, logo depois do almoço (e depois de ter tomado 1/2 garrafa de vinho), então a coisa foi na intuição... O tamanho da panela vai determinar a quantidade de vinho, pois as peras devem ficar parcialmente submersas. Como eram só duas peras, usei uma leiteira. Muito fácil, só colocar tudo para dentro e cozinhar em fogo baixo. Virei as peras algumas vezes durante o cozimento para uniformizar. Desliguei quando elas estavam cozidas, mas ainda firmes (em torno de 20 minutos).
A calda** ficou com uma textura maravilhosa. Servi a pera sobre uma bola de sorvete de flocos. Combinação perfeita, especiarias na medida. Adorei, sobremesa prática e refinada, vou repetir com certeza.
* Os créditos da receita vão para o talentoso chef Sander, proprietário do Farofa, que abrirá em breve em novo endereço.
** Guardei a calda que sobrou em um potinho na geladeira para comer com sorvete. É só dar uma leve aquecida no microondas antes de servir. Bom demais.
Oi Jú!!! Adoro peras ao vinho, mas nunca preparei. Estou levando a receita! Bjs
ResponderExcluirFomos a um restaurante aqui em Santa Maria que tem esse risoto no cardápio, ainda não experimentamos. Assim, já temos uma receita aprovada por você Jú. Abraços!
ResponderExcluirJotta e Rosley, a combinação de cordeiro com hortelã é perfeita, tenho certeza que vocês irão gostar!
ResponderExcluirui que delícia!! Sabe que eu comi algo parecido, só que no lugar da carne, eram nozes! Uma delícia...
ResponderExcluirAgora me diz uma coisa, tu que é expert em culinária...
Sabe aqueles tomates secos que compramos em saquinhos (secos mesmo)? Posso colocá-los no azeite de oliva, como se fosse uma conserva? tens alguma dica para isso? É que as vezes quero comer rapidinho, sem precisar hidratar,... Mas também não quero nada em grande quantidade para não correr o risco de estragar... E como sou um "zero" na cozinha,... pergunto para ti que é nota 10 no assunto!
Bjos e até.
Oi Re! Minha mãe faz isso de botar o tomate "literalmente" seco no azeite. Eu nunca fiz, mas acho que é bem simples. Vou perguntar para ela e respondo lá no teu blog! Beijos
ResponderExcluirOlá! Vim conhecer seu blog e gostei muito! Parabéns pelas receitas. Apetitosas e variadas. As apresentações são muito bonitas! Beijos, Paula - Executiva de Panela
ResponderExcluirJuju!! Td bem?? É a Dani do Miscelânea. Tava sumida da net, parei de blogar..e agora voltei. Que saudade!!!
ResponderExcluirEstou re-linkando seu blog no meu novo endereço! Bjossssss
Ju sabe que eu quase nunca utilizo hortelã a não ser em kibe. Sempre esqueço e é tão gostoso né?
ResponderExcluirAdorei a receita do risoto, deve ficar uma sabor delicioso.
E a pera ao vinho... ai que delícia! Está na minha lista para fazer em breve!
Beijos
Que delicia e charme ... Parabéns ..
ResponderExcluirMe deu uma vontade de comer risoto rsrs
abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com
Oi Jú!!com certeza esta receitinha esntrou na minha lista!!!yumi!!bjos Sinara :o)
ResponderExcluirOi Juliana,
ResponderExcluirVim conhecer seu blog e adorei.
Vou voltar sempre por aqui.
Gostei dos gatos e do pensamento do Mário Quintanta também.
Bj,
Lylia
Puxa, tava buscando uma receita pro final de semana pra receber os amigos e lendo o seu blog eu achei! Parabéns pelos posts que são muito bem escritos!!!
ResponderExcluirJá estou te seguindo. Depois passa lá no meu blog pra conhecer se tiver tempo.
beijos, Ricardo: www.semregrasparaexperimentar.blogspot.com
Ricardo, obrigada pelos elogios, seja sempre bem vindo!
Excluir