domingo, 4 de março de 2012

Papardelle com abobrinha e gorgonzola

Eu sou fã de abobrinha, isso não é novidade para quem acompanha o blog. Ela é muito versátil e permite várias combinações. Como tem um sabor muito suave, normalmente associo com um ingrediente mais marcante, como o gorgonzola por exemplo. 
Esse molho é muito simples de fazer, barato e saboroso. Usei:
1 abobrinha pequena cortada em cubos;
150 g de queijo gorgonzola;
200 g  de nata;
50 ml de vinho branco seco;
1 colher de sobremesa de mostarda Dijon em grãos;
1 dente de alho;
sal;
3 colheres de sopa azeite de oliva.
Em uma frigideira alta, refoguei no azeite o alho bem picadinho. Juntei a abobrinha temperada com um pouco de sal, aumentei o fogo e refoguei até ela ficar cozida, mas firme. O fogo alto serve para "selar" a abobrinha no azeite quente e evitar que ela solte água. Baixei o fogo, juntei o vinho e deixei ferver para evaporar o álcool. Em seguida, juntei a nata, o gorgonzola em pedaços e a mostarda Dijon. Mexendo sempre, deixei no fogo até o queijo derreter, mas mantendo ainda alguns pedaços inteiros. Verifiquei o sal, para mim não precisou ajustar, mas isso vai depender do queijo, então provem antes de servir.  
O preparo do molho não chega a 10 minutos, então pode ser feito enquanto a massa cozinha, verifique na embalagem da sua massa o tempo apropriado. 
Sirva o molho sobre a massa cozida de sua preferência. Eu usei tipo papardelle, ficou uma delícia. 


Para acompanhar, um espumante que foi o "queridinho" do verão 2011/2012 aqui em casa. O Ponto Nero Brut, produzido na serra gaúcha. É um espumante muito bom, por um preço bem acessível. Varia entre R$ 22,00 e 28,00. Da marca Domno, que pertence a Valduga, ganhou uma série de prêmios desde que foi lançado em 2008. Se vocês não conhecem vale a pena provar. É um brut como eu gosto, bem seco, cremoso em boca, com notas discretas de maçã verde. 

7 comentários:

  1. Que prato delicioso e lindo amiga. Adoro Gorgonzolla!!
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. Ju minha querida, que pena não foi dessa vez. Em breve vamos organizar. Tenho pensado muito nesses meus últimos tempos e em todo o aprendizado que ele tem me trazido. Lições duras, um intensivão de provações, mas o que está no nosso caminho é o nosso caminho, certo?

    Ando "aguada" por papardelle, de verdade! Mas uma coincidência louca entre nós (a outra foi a do skype, meu deus!!) enfim, a sintonia entre nós anda fina, afinada, conectada.
    Querida, já babei também com a torta + azeite + cerveja. Dosdeuzes!!
    Um beijo enorme e boa viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo, logo vou dar um jeito de te visitar minha amiga, me aguarde!

      Excluir
  3. Ju,
    lendo você me deu mais saudade ainda, amiga. Como faz?!

    Vou te dizer uma coisa bem séria: teu prato tá muito mais apetitos que muitos que já vi por aqui, hein. Mesmo! Que os italianos não me ouçam, mas é verdade. hahhahah

    E esse espumante eu conheço bem. Adoro.

    Um super beijo,
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre abro a Nero lembro de ti, porque a primeira vez que tomei foi na nossa tarde "bem resolvida" de frutas vermelhas e espumante, hahaha!

      Excluir
  4. O molho é muito interessante! Que dica boa do espumante. Não é fácil encontrar um bom espumante por esse valor. Fiquei curiosa. Agora quero experimentar. Um beijo, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta sim Paula, esse espumante tem ótima relação custo/benefício!

      Excluir