sábado, 5 de maio de 2012

Chile parte I - Santiago

Em fevereiro deste ano fizemos uma viagem para o Chile muito legal! Estou há horas para fazer postagens, mas sabe como é, o tempo vai passando... Lá se vão 3 meses e nada de eu contar para vocês como foi! Enfim, tomei "vergonha na cara" e hoje começo a série de postagens sobre o Chile. Sim, será uma série,  pois apesar de termos ficado por lá apenas 6 dias, tenho muita história para contar. O Chile é apaixonante e pretendemos voltar mais vezes. 

Vou começar falando de Santiago, a capital. Cidade nota 10: limpa, organizada e acessível. Os chilenos são extremamente educados e atenciosos com os brasileiros. É muito fácil circular por Santiago porque existem várias linhas de metrô, que cobrem toda a área central da cidade. Também é tranquilo andar de táxi, mas quase não utilizamos... Nós curtimos caminhar bastante para sentir o "clima" da cidade e nos familiarizarmos com suas peculiaridades. Além disso, é muito fácil de se localizar por lá, a malha viária é quadrada, o trânsito é organizado e a sinalização das ruas e locais de interesse é bem eficiente. 
Chegamos lá em um sábado, no início da tarde, e fomos direto para o Mercado Central... No domingo fomos para a Concha y Toro (que terá uma postagem específica) e na segunda, voltamos ao centro da cidade para conhecer os prédios históricos e outros locais turísticos, como o Cerro Santa Lucia. A legenda das fotos mostra o que fizemos e vimos de bom. No final da postagem tem uma sessão "perguntas e respostas", para ajudar quem está planejando viajar para lá.  


Mercado Central
Vinho branco para acompanhar a refeição no Mercado Central

Parque Florestal 

Patio Bellavista - lojas e restaurantes bem legais

Parque de las Esculturas

Parque de las Esculturas


Cerro Santa Lucia - Terraza Neptuno
Cerro Santa Lucia - platô intermediário

Cerro Santa Lucia - vista do topo

Prédio histórico na Plaza de Armas - Correo Central

Palacio de la Moneda

Paseo Bulnes

Barrio Paris-Londres

Voltamos ao Mercado Central para comer a Centolla - o preço é
salgado, mas vale a pena. 
Onde ficaram hospedados em Santiago?
Ficamos hospedados no bairro Providencia, em um apartamento mobiliado - Departamentos Amoblados Costa Suecia. O apartamento era charmoso, limpo e super bem localizado. Tudo perto: mercado, lojas, restaurantes, casa de câmbio, metrô, etc. Além disso, o bairro é super agradável, recomendo. Reservei pelo Booking.com e deu tudo certo. 
Depois de 3 noites em Santiago alugamos um carro e viajamos para outras cidades. Retornamos na última noite só para dormir e pegar o vôo, que saía cedo da manhã no outro dia. Como era só para dormir, não quis procurar muito e reservei um Ibis, para não ter surpresa. O hotel era bom, mas a localização caótica. "Ibis Estacion Central" nunca mais!

É barato comer em Santiago?
Não achei muito barato... nem caro. Em Santiago, almoçamos dois dias no Mercado Central e um na Concha y Toro, então não circulei muito por restaurantes... Fizemos um lanche no Mc Donald's, muito melhor e mais barato que os daqui. O resto das refeições foram no próprio apartamento, que era equipado com cozinha. No mercado, os preços regulavam com os daqui (Porto Alegre).

Como é o transporte coletivo em Santiago?
Não andamos de ônibus, só metrô, que é excelente. Pegamos táxi poucas vezes e achei barato, os motoristas eram bem educados. Só me senti "lograda" na chegada. Nos aconselharam a pegar um táxi oficial, contratado no próprio aeroporto, mas o preço cobrado foi mais que o dobro da corrida da volta. 

Como é o clima em Santiago em fevereiro?
Quente de dia e fresquinho à noite. Não chove, nem uma nuvem no céu. Pela manhã é bem agradável, mas à tarde a temperatura chega a 30 ºC... Nessa hora não fica muito legal "bater perna" pelas ruas como eu gosto. Ainda assim é um calor seco, não é desagradável como o verão de "Forno Alegre". É importante tomar muita água para hidratar, mas vale comentar que a água é cara e ruim. 

Dicas diversas:
Cometemos um erro primário... Deixamos para conhecer os museus na segunda feira, dia que todos estão fechados. Lembrem-se disso na hora de programar o roteiro.
Levamos o guia do Chile da Publifolha e foi super útil, especialmente pelos mapas das ruas. 
Vale muito mais a pena comprar os pesos chilenos nas casas de câmbio de lá do que aqui. 

Se vocês estão planejando viajar para lá, não deixem de visitar o blog Like Chile. Além de ter muitas dicas legais, o David, autor do blog, é super prestativo e interativo. Antes da viagem comentei que iria para lá e ele fez uma postagem "especialmente" para mim. Muito legal, não é? As dicas foram valiosas, confiram aqui

Próximos capítulos:
Chile parte II - Viña Concha y Toro
Chile parte III - Viña Casas del Bosque
Chile parte IV - Viña del Mar e Valparaiso
Chile parte V - Vale do Colchagua
Chile parte VI - Casa Lapostolle e Casa Silva

9 comentários:

  1. Oi Jú!! Estou adorando esta tua série de postagens. Embarco dia 5/07 e quero muito ir as estações de esqui, vou visitar o blog que tu indicastes para ver se encontro dicas de operadora que nos leve ao gelo..hehehehe. Estou ansiosa esperando o resto das dicas. Bjs. Uma boa semana para vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês, se tu não encontrares o que precisa no blog Like Chile, escreve um e-mail para o autor, com certeza ele vai te ajudar a encontrar a informação. Bjs

      Excluir
  2. Ah, morro de vontade de voltar ao Chile. Fui rapidinho ano passado - coisa de um final de semana - só deu para conhecer o Mercado, e comer uma sopa de centolla. Vou ficar aguando de vontade com as suas fotos :)
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei o Chile Tati! Minha passada por lá também foi curta, estou louca para voltar!!!

      Excluir
  3. Eu tenho um misto de amor e medo do Chile. Fui para lá em 2009 e peguei o terremoto. Adorei a comida, as paisagens, mas sempre lembro do meu quarto tremendo... hehehe

    ResponderExcluir
  4. Oie Juliana... Estou indo para o Chile agora no dia 11 de julho..eu e minha esposa...Gostaria de saber se é caro a alimentação la e gostaria de tirar uma duvida com relação a conversão do Peso chileno para o Real, pois li que se tira os 3 ultimos numeros do valor e multiplica por 4 é isso mesmo. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. amei suas dicas .. como e o clima no final de abril?

    ResponderExcluir
  6. amei suas dicas .. como e o clima no final de abril?

    ResponderExcluir
  7. amei suas dicas .. como e o clima no final de abril?

    ResponderExcluir