domingo, 28 de fevereiro de 2010

A elegância da Pinot Noir

A janta de ontem foi acompanhada de um belíssimo vinho. Estávamos esperando o primeiro "friozinho" deste verão para abrir um Pinot Noir. O eleito foi uma aquisição recente - o chileno Montes Alpha Pinot Noir 2007. Já havíamos provado este vinho com amigos em outra ocasião, mas a harmonização foi inadequada e não permitiu avaliar o seu potencial. 
Fiz uma jantinha light pra não "brigar" com o vinho e também porque estamos em contenção de calorias... Medalhão de filé mignon grelhado e abobrinha grelhada com mussarela de búfala, tomate e manjericão. Sob medida para um vinho leve e elegante como este. 
Vamos ao vinho... Coloração rubi, aroma de frutas vermelhas (amora) no início, depois o carvalho se destacou (baunilha), fundo de taça – aromas do grupo olfativo caramelo. Macio na boca, com volume e persistência. Excelente, quando chegou na última taça ficamos deprimidos... Pena que acabou. A propósito, acho que garrafas de vinho deveriam ter 1 litro! Retomando a estória dos aromas... Durante a análise sensorial sempre consultamos a Roda de Aromas para ajudar na identificação. Desta vez tinha certeza que o aroma que eu sentia era da “família” caramelo, mas me falta a sutileza de perceber os aromas do último nível da roda – que aroma tem “caramelo de açúcar mascavo e manteiga”?! Tem que ter muito estudo mesmo... 
Para finalizar, a avaliação custo-beneficio deste vinho: compramos no Chuy e pagamos menos da metade do preço, uma barbada, em torno de R$ 40... Parece que ele é comercializado por aí por R$ 90. Eu não pagaria tanto, primeiro porque não costumo comprar vinhos nesta faixa de valor e especialmente porque acho que não vale... Com certeza é um vinho de qualidade superior, excelente mesmo, mas, na minha modesta (e amadora) opinião, de baixa complexidade. Achei o carvalho muito marcante no aroma, esperava um pouco mais de fruta, se tratando de um Pinot....

Um comentário:

  1. Oi Juliana, tudo bem? Agradecendo e retribuindo a visita em meu blog.
    Menina esse vinho deve ser delicioso. Agora graça a Deus voltaremos a beber vinho como se deve, já que o inverno parece que irá chegar mais cedo.
    Já estou te seguindo.
    Beijos

    ResponderExcluir