sábado, 11 de setembro de 2010

Risoto base e Tempranillo espanhol

Sou fã de risotos! É um prato fácil de fazer, rápido e versátil, pois permite várias combinações de ingredientes e sabores. Sabendo fazer a base, não tem erro. Esses dias li no livro a "Itália de Jamie" uma frase ótima: "... é um prato tão simples, precisando de apenas 20 minutos para ser feito, que pode ser considerado um fast food." Bem coisa do Jamie, rsrsrs...
A receita de risoto base é padrão, dá pra variar o tipo de caldo, os tempeiros, a bebida, mas o método de preparo é sempre o mesmo. Eu faço assim (para duas pessoas):
250 gramas de arroz para risoto (uso o arbório ou o carnaroli)
1/2 cebola
50 gramas de manteiga
caldo de legumes (o bom é caldo fresco, mas eu não tenho paciência de fazer - dissolvo 1 cubo de caldo em 1 litro de água quente)
1/2 taça de vinho branco seco (o Jamie sugere usar vermute seco, ainda não testei)
parmesão ralado (normalmente eu uso ralado na hora, se não tenho, uso pouco menos de 1 pacotinho de 50 gramas).
Preparo - refogo a cebola na metade da manteiga, aumento o fogo e junto o arroz; refogo mexendo sem parar por 1 ou 2 minutos, coloco o vinho e deixo evaporar um pouco; depois que o arroz absorveu parte do líquido, abaixo o fogo e começo a colocar o caldo quente, aos poucos; a medida que vai evaporando coloco mais, sempre de olho na panela, mexendo de vez em quando, até ficar no ponto... O ponto é quando o arroz está al dente, cremoso e não absorve mais líquido. No olho não é fácil saber, eu vou provando. Para finalizar, o resto da manteiga e o parmesão ralado. Misturo bem e servir em seguida.
Esta é a receita base que pode ser transformada em qualquer outro risoto. Dependendo do ingrediente, ele pode ser adicionado no começo, meio ou fim do cozimento do risoto... Para testar vai do gosto e da sensibilidade do cozinheiro. Para quem quiser sugestões, na barra lateral do blog tem um marcador exclusivo para risotos.

Fazia horas que eu queria fazer um risoto - tinha planejado para este final de semana um de aspargo com brie, mas tinha que ir no mercado comprar os ingredientes... Acordamos tarde hoje, tomamos um café da manhã de "novela", chovia lá fora, deu uma preguiça de ir pra rua, rsrsrs... 
O almoço saiu no meio da tarde e foi improvisado com o que eu tinha em casa... Pra matar minha vontade, fiz essa receitinha de risoto base, sem agregar nenhum outro ingrediente. Não tinha cebola, mas usei alho e no final, acrescentei umas folinhas de alecrim para dar um perfume a mais... Delicioso. 
Servi junto com tomates assados com gorgonzola e manjericão, cuja receita já postei aqui. Desta vez não tinha o tomate cereja, então fiz com o italiano, fica bom também. Um bom azeite de oliva no prato e uma pimenta do reino moída na hora são imprescindíveis.
O almoço foi simples mas pediu "companhia". Abrimos uma garrafa de um vinho espanhol muito agradável - Finca Pardina 2006 produzido pela vinícola Vitória. Corte de Tempranillo (70%), Cabernet Sauvignon (20%) e Syrah (10%). Vinho leve, de baixa acidez e adstringência muito sutil. Senti no aroma especiarias e framboesa, tabaco no fundo de taça. Persistente e agradável na boca, harmonizou bem com a comida. Não tenho muita experiência com vinhos da uva Tempranillo, mas arrisco dizer que tem potencial para se tornar uma das minhas preferidas, no contexto de vinhos menos encorpados. Compramos há um tempo atrás na Vinhos do Mundo em promoção, por R$ 33,00 - ótima compra.


19 comentários:

  1. OI Jú, fiz sucesso com o risoto de pêra com gorgonzola que peguei aqui no seu blog. Vou ficar atendo para quando tu postares este de queijo brie e aspargos, a vanessa comeu em uma festa que ela foi e teceu elogios.

    Abraços para vocês!

    ResponderExcluir
  2. eu sou risoteira... ja anotei a receita... hehehehe

    bjssssssssss e bom domingo

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, risoto é uma maravilha né? Esse seu ta maravilhoso! Eu tb sou super fã, adoro inventar combinações (tipo: o que estiver na geladeira) e é difícil de dar errado! Quero testar esse aí! Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Uma delícia de risoto. A foto está de dar água na boca.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ju, concordo plenamente com vc amiga, risoto é tudo de bom e super prático, amei sua receita, tá de babar, bjkas enormes queridona e um mega semana p/ vc, ;)... ♥!!!

    ResponderExcluir
  6. Ju, amo risotos em geral e tempranillo pra mim é a melhor uva q existe, combinação perfeita!parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o risotto.. tb tenho o livro A Italia de Jamie, ja fiz algumas receitas tb.. mas de massas.
    Adorei tb a recomendaçao do vinho!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Juh!
    Que delícia de risoto cumadi!
    Confesso q não entendo nada (nada mesmo) de vinhos... e é bom aprender com vc, viu =)
    Eu não consigo tomar, pq acho 'sem doce' (desculpe a ignorância fia...)
    mas queria q tivesse gosto de suco de uva dos que tem no súur...
    e somente com o toque do álcool...
    Um bejim bem grande procê!

    ResponderExcluir
  9. Acredit ou não ... nunca comi risoto

    ainda vou experimentar

    amei esse

    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu estou a dias para fazer essa receita que eu vi no livro do Jamie (e lembro dessa frase hehehe). Preciso testar com certeza. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju, muito obrigada pela carinhosa visita ao meu blog.Lá tem um ensolarado selinho pra ti, caso goste, é só pegar ok? beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju, muito obrigada pela carinhosa visita ao meu blog.Lá tem um ensolarado selinho pra ti, caso goste, é só pegar ok? beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá Juju querida!
    Me senti muito feliz de ver vc me parabenizando viu!
    Muito orbigada!
    Então, meu blog voltou a atualizar, consegui resolver graças a vc ter me dito!
    Beijocas
    A Copê

    ResponderExcluir
  14. Oi Juuuu...adorei seu risoto, e que de simples não tem nada ne querida porque ta tudo com uma cara ótimaaaaa...

    Amei
    bjim
    Janá
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. obrigada pela visita, e por linkar o Germinando :)

    ResponderExcluir
  16. delícia de risotto, eu amo. E adoro suas dicas de vinhos!
    =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. ...passei prá desejar um dia lindo, viu amore...
    Um bejim bem grande!

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju, adoro risoto... ficou com carinha de nham-nham :-)
    Não sou boa conhecedora de vinhos, embora goste de apreciá-los... vou anotar o nome deste sugerido.

    Olha, muito obrigada pelo seu comentário lá no meu blog, e obrigada por não me arrancar da sua lista. Eu estou dando um tempo por causa de umas chateações que aconteceram... deu uma desanimada, sabe? Mas vira e mexe, eu fico pensando "Ah, isso deveria ir pro CF". Eu pretendo voltar, assim que achar mais conveniente. Mas eu te aviso.
    To sempre passando aqui, embora não ande mais comentando...

    Bjks com carinho.

    ResponderExcluir