Felizmente eu e o Rodrigo não iremos trabalhar na semana entre o Natal e o Reveillon. Boa chance para curtir Porto Alegre vazia e tranquila (fizemos isso ano passado e foi tri bom). Também é uma boa oportunidade para passar na locadora e fazer aquele rancho de filmes, já que a cidade é um forno nesta época e qualquer programa na frente do ar condicionado é bem vindo...
Pesquisei na internet filmes sobre vinho e gastronomia que quero ver, ou rever, e já estou com a lista pronta para locadora (acho que as férias vão ser curtas para o tamanho da lista!)
FILMES SOBRE GASTRONOMIA
Julie & Julia (EUA, 2009) - Confesso, eu fui uma das 2.578 pessoas que fez um blog logo depois de chegar do cinema. Adoro filmes com estórias paralelas, que se passam em diferentes épocas. A Meryl Streep está impecável no papel de Julia Child. Quero rever. Sinopse: Em 1948, Julia Child mudou-se para Paris na companhia do marido, nomeado adido cultural dos EUA. Apaixonada pela cultura francesa, ingressou em uma famosa escola de gastronomia e lançou o livro Mastering the Art of French Cooking, tornando-se extremamente popular nos EUA. Décadas mais tarde, em Nova York, Julie Powell acaba de fazer 30 anos e vive frustrada com sua vida de funcionária pública. Com o apoio do marido, resolve que testará todas as receitas do livro de Child por um ano e publicará os resultados em um blog.
O Jantar ("La cena" - Itália/ França, 1998) - Sinopse: Numa casa de massas, fregueses expressam seus vícios e virtudes, preocupações, frustrações e desejos. Num momento relaxante, transparecem como realmente são.O diretor usa o restaurante como cenário para apresentar uma nova visão de seu país, um pouco de histórias individuais e não-oficiais, pessoas preocupadas com suas vidas pessoais e não com política ou sociedade.
Estômago (Brasil/ Itália, 2007) - Filme nacional, excelente. Tem drama, comédia e realidade. O protagonista, interpretado por João Miguel, ganha a cena durante todo o filme. Merece ser revisto. Sinopse: Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato descobriu um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão que Nonato vive sua intrigante história. Ele aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte. E eles sabem, mais do que ninguém, qual é a melhor. Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.
Vatel (França, 2000) - Sinopse: O ano é 1671 e o rei Luís XIV (Julian Sands) vive em Versailles. No norte da França, o Príncipe de Condé (Julian Glover), enterrado em dívidas, planeja uma solução para fazer com que não só ele mas toda a província fique livre das dívidas: ele decide convidar o rei para passar um final de semana recheado de iguarias e entretenimento. Se o Príncipe conseguir cair nas graças do rei, toda a região será salva do desastre econônico. Porém, apenas um homem poderá preparar um banquete suntuoso e ainda cuidar da diversão real: François Vatel, o mordomo do Príncipe. Mas em meio a todo o trabalho resultante da preparação para a visita real, Vatel se apaixona pela bela Anne de Montausier (Uma Thurman), o que atrapalha os planos do Príncipe de Condé.
A cozinha de Stella (Canadá/ Índia, 2009) - Vi um pedacinho no avião, indo pra França, mas não fui longe, adormeci logo no início, pois era o 3º filme que eu assistia (nunca tinha viajado em um avião em que cada um tem sua própria telinha e um monte de filmes para escolher em um menu tochpad! Assisti vários, não conseguia dormir, parecia criança, hehehe). Parace bem agradável, tem comédia na medida certa e muita culinária. Acho que vou gostar. Sinopse: Durante 30 anos, Stella foi cozinheira do Alto Comissariado Canadense em Nova Déli, na Índia. Ela é uma cozinheira brilhante e tem um talento especial para aumentar seus ganhos: utiliza alguns itens roubados, faz pequenas cobranças extras e ainda comanda um serviço de televendas de produtos importados sem impostos. A situação fica ainda mais confortável quando o jovem casal canadense Michael e Maya se muda para a cidade com o seu bebê. Ele cuidará da casa, enquanto ela trabalhará como diplomata. Michael foi chefe de cozinha em Ottawa e está ansioso para aprender sobre a autêntica cozinha indiana. Stella concorda em ser sua “guru culinária”. Mas sua tranquilidade acaba quando a honesta babá Tannu se junta à equipe doméstica e ameaça expor as trapaças da colega.
Sem reservas (Austrália/ EUA, 2007) - Filminho água com a açúcar, mas bem legalzinho. Gostei das cenas que se passam na cozinha. Uma que me marcou foi quando ela cozinhava com trufas, guardadas em uma maleta como se fossem jóias. Desde então, sonho em provar esta iguaria. Sinopse: Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho com muita seriedade, o que faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem com seu jeito. Sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando é contratado Nick (Aaron Eckhart), um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Ao mesmo tempo Kate precisa lidar com a súbita chegada de Zoe (Abigail Breslin), sua sobrinha de 9 anos, que se sente deslocada na rotina da tia.
A festa de Babette (Dinamarca/ França, 1987) - Sinopse: Na desolada costa da Dinamarca vivem Martina e Philippa, as belas filhas de um devoto pastor protestante que prega a salvação através da renúncia. As irmãs sacrificam suas paixões da juventude em nome da fé e das obrigações, e mesmo muitos anos depois da morte do pai, elas mantém vivos seus ensinamentos entre os habitantes da cidade. Mas com a chegada de Babette, uma misteriosa refugiada da guerra civil na França, a vida para as irmãs e seu pequeno povoado começa a mudar. Logo Babette as convence a tentar algo realmente ousado - um banquete francês! Sua festa, é claro, escandaliza os mais velhos do lugar. Quem é esta surpreendentemente talentosa Babette, que tem apavorado os moradores desta devota cidade com a perspectiva deles perderem suas almas por deleitarem-se com prazeres terrenos?
Comer, beber, viver (Taiwan/ EUA, 1994) - Sinopse: O chef aposentado Chu (Sihung Lung) vive em uma grande casa em Taipei com suas três filhas: Jia-Jen (Kuei-Mei Yang), uma professora de Química, convertida ao cristianismo; Jia-Chien (Chien-lien Wu), uma executiva de companhia aérea; e Jia-Ning (Yu-Wen Wang), estudante que também trabalha em um fast-food. A vida na casa se desenrola em torno do ritual do jantar de domingo e dos casos amorosos da família.
Chocolate (Reino Unido, EUA, 2000) - Assisti logo que lançou, não lembro muito, mas o que vem na cabeça é o "chocolate com pimenta". Logo depois do filme, as chocolaterias começaram a produzir esta combinação, que na época, era inusitada. Sinopse: Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.
Ratatoille (EUA, 2007) - Para acabar a seleção bem light, este desenho que é cheio de "francesidades". Confesso que logo que lançaram não simpatizei muito com a idéia de um rato na cozinha, mas o filme é tão leve e agradável que desmanchou este desconforto inicial. Sinopse: Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grandechef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.
Vou deixar a lista de filmes sobre vinho para outra postagem... Se alguém tiver alguma dica, aceito sugestões!!!
Amiga querida, quantas dicas legais! Alguns destes filmes já vi, outros quero muito ver. Também assisti "A cozinha de Stella" no avião rsss.
ResponderExcluirO problema é que com criança pequena em casa é quase impossível parar para assistir um filme!!
Também adoro passar os feriados na minha cidade.
bjk
Uma ótima programação e alguns desses eu assisti e gostei. beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirÓtima as dicas Ju, alguns já assisti, tem alguns que não achei aqui na minha cidade, preciso dar uma olhada para tentar baixar na Internet, sabe que eu fiquei pensando hj de manhã, você por acaso tirou alguma foto das bolachinhas de nata, fiquei curiosa sobre a aparência delas! Se tirou, vc manda uma foto no meu e-mail, pra eu ver? Bjokas Ju!
ResponderExcluirÓtimos filmes! Assisti vários deles já e gostei de todos!
ResponderExcluirA dica é tentar aproveitar se ainda tiver algum cinema por ai passando e assistir "Comer, rezar e amar" que também é belíssimo!!!...
Boas férias né?rs....
A criança aqui só assistiu o Ratattoulie, acredita? hehehehe mas ando morrendo de vontade de ver Julie e Julia, acho a Meryl Streep sempre maravilhosa!
ResponderExcluirBeijos
Ju, que começo de férias bom vais ter hein? Concordo que Porto Alegre é milhões de vezes melhor vazia hehehe não que eu não goste de gente, mas só em não pegar filas e congestionamento parece q a vida é melhor nao acha? Qt aos filmes boas escolhas...dos q eu vi o último foi Estômago, que filme bom...vale a dica.
ResponderExcluirbeijos Ale
Poxa desses vi poucos, mas confesso que o filme do ratinho eu já vi 4 vezes! Risos...
ResponderExcluirBeijocas
Bela lista amiga, vc vai adorar, já assisti alguns e são maravilhosos, programão ótimo, hein?!!, bj♥kas e tudo de bom p/ vc, ;)...
ResponderExcluirOlá Ju!!! Já vi q seu blog é a minha cara! Hehehe
ResponderExcluirEstou adorando os posts, vou já te linkar e virar seguidora!
Beijão!!
Dani
http://bydanielagarcia.blogspot.com/
Juh!!
ResponderExcluirFérias sem pressa é a sua cara, né?!=D... ainda mais vendo filminhos com seu cumpadi...
Alguns filmes ainda não assisti...por isso gostei da lista...
Estou tomando o espumante q vc me recomendou...docin demais! Gostei, viu?! Apesar de ainda não ter costume... mas vc acertou na indicação! Aqui em sampa toma-se mt vinho, mas ainda tenho dificuldades c o tinto...:/
Brigadinha, viu cumadi?!
Um bejim no seu coração!
Oi Ju,boa noite!
ResponderExcluirBem dessa vasta lista que você nos permitiu conhecer, ao menos 2 eu já vi e são estes:
Ratatoille (EUA, 2007)
Chocolate (Reino Unido, EUA, 2000)
e realmente são ótimos.
Desejo que suas férias ao lado do maridão sejam repleta de muita Paz e Amor!!!
Beijossssss
Venha me visitar quanto tiver um tempinho:
http://olhandodoauto.blogspot.com/
Que lista maravilhosa!!
ResponderExcluirSó vi o último. Vou anotar suas sugestões.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
oi amiga,
ResponderExcluiraqui correndo! cheia de encomendas graças a deus!bom dos filmes posso te dizer do :
Julie e Julia um filme bom mas realmente eu esperava mais do filme!
Ratatoille vejo sempre que dá na net com a Izzadora, adoramos!!
Chocolate uma delícia de filme!
e o melhor que tenho até na coleção da minha videoteca (se quiser aqui em casa tem um monte de filme, é so passar aqui que te empresto)SEM RESERVA amo!!vejo várias vezes com a Mell Loise adoramos!!
você já viu O amor não tira férias, lindo!!
O fado do dente, super legal, Vestida para casar, ótimo, O melhor amigo da noiva, muito bom! aiaiaiai ficaria aqui falando um monte rsrsrsrsrsr então aí vão algumas dicas !! beijokas grande!! e quem sabe vem visitar a zona sul!
Oiiiii Ju
ResponderExcluirMenina adorei suas dicas todos filmes muito bons, alguns já assisti mas outros ainda quero ver tbm
Parabéns
Bjocas
Re
Ju!
ResponderExcluirQue bom receber seu post!!!
Fez o bacalhau?
Adorei a lista dos filmes. Acho que já assisti a maioria. Tentarei assistir o restante, mas estou estudando para a próxima prova da OAB... Aff!!!
Mais uma dica para sua listinha: "Simplesmente Martha. Assisti a nova versão, de 2001, mas acho que tem uma anterior a essa. Vale a pena!!! Lindinho...
Beijos, beijos,
Ótimas dicas Juliana! Valeu! Abraços!
ResponderExcluirOi Jú!
ResponderExcluirA tua seleção tá impecável!!eu como cinéfila de plantão assisti a quase todos e sabe do que eu lembrei?COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE filme mexicano de 1992,baseado no livro de Laura Esquivel...mostra todo mostra oo sentimento e o amor que uma pessoa passa ao cozinhar...Foi aí que eu vi que comida é amor,é sentimento!Beijos Sinara
Frõ, adorei quase todos os filmes q citou. rs
ResponderExcluirSó retiro da lista o Sem reservas, um remake água com açúcar de um filme alemãomto melhor o "Simplesmente martha", esse eu recomendo! ;oD
Xerinhos
Paty
Alguns ainda não assisti Ju, já anotei.
ResponderExcluirBeijocas