terça-feira, 20 de setembro de 2011

Picanha em dose dupla

No último sábado pela manhã, fomos tomar o chimarrão no acampamento Farroupilha (coisa de gaúcho, se quiser saber mais clique aqui) e fomos provocados pelo cheirinho de churrasco, que vinha dos piquetes que já estavam com a carne no fogo. Na hora decidi o cardápio do almoço: picanha.
Não temos churrasqueira, então costumo fazer no grill, mas dessa vez resolvi usar o forno e o resultado foi excelente. 
Temperei a picanha com sal, pimenta do reino e um mix de ervas frescas. Usei as ervas que eu tinha na horta: salsa, manjericão, alecrim, e sálvia. Piquei elas com os dedos, juntei um pouco de azeite de oliva e amassei elas com um pilão, para liberar os aromas e sabores, antes de espalhar sobre a carne (foto ao lado). A picanha tinha aproximadamente 1 kg e levei meia hora para assá-la em forno médio: 20 minutos com a gordura para baixo e 10 para cima. Ficou mal passada, como manda o "protocolo". Servi com aquela farofa de abobrinha que já postei aqui


No domingo, a sobra da picanha assada voltou para mesa... Gaúcho tem o hábito de usar o carne que sobrou do churrasco para fazer carreteiro, mas aqui em casa virou risoto. Fiz um risoto de picanha com brócolis que ficou muito bom. O passo a passo do risoto é o de sempre, já postei aqui a receita base e com ela vocês fazem risoto de qualquer coisa. Nesse adicionei a picanha picada quando o arroz estava quase cozido e o brócolis, previamente cozido no vapor, só se misturou ao risoto quanto estava pronto, logo depois de desligar e antes de servir. 
Tomamos com um Syrah sulafricano, da Avondale. Um bom vinho, de corpo médio, um pouco fechado nos aromas, só identifiquei tabaco no fundo de taça, mas acho que foi porque ele já tinha passado um pouco do tempo ideal para consumo (era 2005). 
Pagamos R$ 29,00 em promoção, por isso foi uma boa compra. Não vale o preço original (em torno de R$ 50,00). 



6 comentários:

  1. Deve ter ficado uma delícia Jú e tudo combina bem com o Dia do Gaúcho. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ju ´churrasquinho é cara de almoço de sabado para domingo. adoro!

    ResponderExcluir
  3. Hum... eu quero eu quero (os dois)
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. picanha no forno?!! deve ficar muito bom, nunca fiz !!!

    bj

    ResponderExcluir
  5. Ju, desse jeito matas a nos, teus pobres leitores, de fome! hehe Ah, obrigada pela dica; ja corrigi o post, o que faz a distracao... kkkk

    ResponderExcluir
  6. Parece bem bom , delicious!
    Um bj doce, bom fim de semana e apareça nas abobrinhas
    Roberta
    www.doesabobrinhas.com

    ResponderExcluir