domingo, 16 de setembro de 2012

Pudim de iogurte

Das coisas boas e simples... O almoço lacto-vegetariano do Ocidente. Agrada a todos os paladares, inclusive aos carnívoros. O cardápio varia a cada dia e é tipo "prato feito". Normalmente tem uma salada verde muito fresca, arroz integral, algum tipo de grão (feijão, lentilha, grão-de-bico), um legume cozido e mais algum acompanhamento com um toque de tempero indiano, tipo samosa ou esfiha... Sempre saio de lá bem alimentada, leve e feliz. 
Quando sobra espaço para a sobremesa, a pedida é o pudim de iogurte. Seguindo a linha "leve e simples", ele impressiona pelo sabor. 
Dias desses, estava eu almoçando lá com a minha amiga Carla Maicá e, ao dividirmos um pudim de iogurte, perguntei "tem a receita desse pudim?" e ela respondeu "uma das primeiras receitas postadas no blog!". Meus olhinhos brilharam e ao voltar para casa passei no mercado para comprar os ingredientes!

É muuuito fácil de fazer: para duas medidas de iogurte natural, use uma medida de leite condensado e uma medida de creme de leite. Misture bem, a mão mesmo, e depois é só transferir para uma fôrma de pudim molhada. Levar ao forno, em banho-maria, por cerca de 50 min (180 ºC). Eu usei iogurte natural caseiro e como medida, a lata de leite condensado. 
Espere esfriar, coloque na geladeira e deixe por pelo menos três horas antes de desenformar. Ao desenformar vai sair um soro que ficou acumulado no fundo da forma, descarte ou sirva junto com o pudim. Puro já é ótimo, mas se preferir sirva com uma calda de frutas ou algo assim (na foto, porção individual com mel e lascas de amêndoas).


Obs 1: O sabor ficou bem igual ao do Ocidente, mas a consistência um pouco mais mole... Na verdade esta é a "suposta" receita do pudim de iogurte que é servido por lá... Reza a lenda que a receita original é guardada a 7 chaves. Vou fazer mais uns testes para corrigir essa coisa da consistência e depois posto aqui. Acho que mais tempo no forno pode solucionar (ver upgrade abaixo)

Obs 2: Foi a primeira vez que eu fiz, então esse comentário é só uma intuição: não inventem de fazer com iogurte desnatado e creme de leite e leite condensado light...Acho que vai prejudicar a textura e o sabor do pudim. 

Obs 3: Minha amiga Carla Maicá me advertiu... "pensa bem antes de fazer... é um caminho sem volta".  Ela estava certa.

Upgrade em 08/010/12:
Fiz novamente e verifiquei que a consistência está relacionada com o tempo de forno. 
Desta vez fiz menos (2 xícaras de iogurte, 1 de creme de leite e 1 de leite condensado), e assei em porções individuais, por 40 minutos em banho-maria. Ficou bem firme e não formou aquele soro da vez anterior. Na hora de servir coloquei um fio de mel e lâminas de amêndoas. Ficou ótimo! Substituí a foto antiga (que estava horrível) por esta última versão!

15 comentários:

  1. HUM... Sabe que me deu vontade de experimentar?!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Ju, querida, realmente é a minha cara. Com certeza farei, parece leve e delicioso e se minhas queridas adoram e confio no gosto de ambas, não tem erro.
    Também sou dessas que acham que leite condensado light não dá certo. Já perdi um brigadeirão inteiro, ficou horas cozinhando e não deu o ponto.
    Um beijão querida e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pudim é super teu "estilo", rsrsrs... Beijos e boa semana amiga!

      Excluir
  3. Juliana, que belezura de pudim!! Tô imaginando o sabor e já louca pra fazer.


    Bjuuuu e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Será que 1 colherinha de maizena melhora a consistência? Quem tentar primeiro, conta aqui!
    Lala.

    ResponderExcluir
  5. Também acho que 1 colher de sopa de maizena pode resolver a parada

    ResponderExcluir
  6. Então tá combinado! Na próxima acrescento uma colher de maizena e depois venho contar para vocês!

    ResponderExcluir
  7. Ju,

    O Ocidente É o lugar! Assim como vc, adoro. Aliás, qual o nome daquele suco??? Já fez em casa? Com comida não rola para mim, mas assim, na tarde, cai como uma luva.

    Eu disse que o pudim é uma delícia! Não fica perfeito como o do Ocidente (até pq ali tem todo o clima do lugar) mas é muito, muito gostoso.

    Vicia mesmo! E o lance da maisena... hmmm, quem sabe é o que falta, né?! Veremos.

    Um super beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome é lassi amiga... Eu faço em casa assim: bato no liquidificador suco de fruta, iogurte e umas folhinhas de hortelã. As vezes ponho um pouquinho de gengibre... Um dos meus preferidos é com suco de goiaba. As quantidades vão de acordo com o gosto... Beijos

      Excluir
  8. Olá, venha fazer parte do movimento # Por uma cozinha mais divertida!
    www.phant.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ju, que delícia isso! Acho que vou fazer no final de semana!

    ResponderExcluir
  10. Tem outra maneira de fazer esse iogurte que fica uma delicia também. 1 lata de leito condensado e doi spotes de iogurte natural desnatado. Bater tudo no liquidiicador. Colocar em uma forma de pudim e assar em banho maria por 30min! Ao desenformar , já o pudim frio, terá aquele "sorinho"...Delícia!

    ResponderExcluir
  11. Então, o pudim tradicional de Iogurte não necessita de creme de leite, a medida são 2 a 2 1/2 copinhos de iogurte natural integral (pq antes eles tinham 200g e agora tem 170g!) e para incrementar pode-se adicionar gengibre e cardamomo. Vai ficar durinho e com caldinha.

    ResponderExcluir