terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Feliz Ano Novo!

É isso mesmo. Não estou maluca em desejar feliz Ano Novo no Carnaval e não estou me referindo ao fato de que no Brasil o ano só começa mesmo depois desta data... Estou falando do Ano Novo no calendário Tibetano - 2137, Ano do Tigre de Metal.

Pelo terceiro ano consecutivo subimos a serra em direção a Três Coroas, para assistir a cerimônia das Danças Sagradas que celebra o novo ano no templo budista Kadro Ling. As danças do budismo tibetano expressam energias sagradas por meio da meditação e do movimento. Especificamente no período do losar, o ano novo tibetano, as danças são realizadas para evitar que qualquer escuridão, distúrbios ou energias negativas do ano que passou sejam levados para o ano seguinte. Realizadas com máscaras e roupas esplêndidas, elas celebram a aspiração de que a paz e a harmonia aumentem para todos os seres. 

O templo budista de Três Coroas é um lugar deslumbrante... A primeira vez que cheguei lá, chorei de emoção.... Não sei se já falei aqui, mas eu sou uma "ex-futura-quem sabe um dia" aspirante à praticante do budismo, mas isso é outra estória... Independente de crenças, respeito e admiro esta religião e me faz muito bem estar envolvida, mesmo que sem muito envolvimento, em atividades voltadas à filosofia budista. 
Todo ano volto desta cerimônia com a sensação de renovação, de recomeço, parece que de fato um novo ciclo vai iniciar... Então é isso... Feliz Ano Novo, paz e harmonia para todos, que a carga negativa do ano que passou tenha ficado pra trás e que este ano venha cheio de energias boas!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário