sábado, 20 de fevereiro de 2010

A primeira quiche a gente nunca esquece




Final da tarde de sábado, resolvi antecipar a janta, pois não havíamos almoçado... Queria fazer uma quiche, a primeira da minha trajetória culinária, então fui buscar uma receita nos blogs que sigo e me "engracei" pela quiche Lorraine do Entre Receitas. Dei uma blitz na cozinha e verifiquei que tinha todos os ingredientes, menos o bacon... Com preguiça de ir ao supermarcado resolvi improvisar com o que tinha em casa - mantive a receita da massa e do creme, o queijo gruyère, e troquei o bacon por alho poró e champignon. Ficou divina! Nunca pensei que quiche era tão fácil de fazer! Me atrapalhei um pouquinho na hora de forrar a forma com a massa, mas foi pura falta de prática, não é difícil. Já pensei em vários possíveis recheios, e acho que a versão "o que tem na geladeira" é sempre garantida, com esta massa e com o creme base não tem erro!
Para harmonizar, escolhemos um dos nossos chardonnays preferidos - Sunrise da Concha y Toro. No contexto relação custo-benefício acho imbatível, R$ 24,00 muito bem pagos. Este era um 2006 e estava repousando quietinho na nossa adega desde abril de 2009... Arrisco dizer que o abrimos no seu auge. Estava extremamente aromático, pura fruta (mas meu amadorismo não permitiu identificar quais), chegava a ter um aroma adocicado, lembrando um Late Harvest... Saboroso, com acidez na medida. Excelente harmonização com a quiche, que ficou muito suave com esta combinação de recheio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário