sexta-feira, 14 de maio de 2010

Paleta de cordeiro com batatas e Malbec Argentino

Adoro cordeiro, vibro quando aparece nos churrascos, mas nunca tinha me aventurado a fazer em casa. Há horas o Rodrigo estava querendo fazer um evento mais "incorpado" - se depender de mim é só abobrinha e cogumelo. Para satisfazer o desejo, lá foi  ele para  o Mercado Público comprar uma paleta de cordeiro. Enquanto isso, eu fui para internet pegar umas dicas de marinada e temperos que combinavam. 
Vinho branco, alho, cebola e alecrim eram consenso em quase todas as receitas de marinada que vi. Acrescentei ainda shoyo, manjericão e salsinha. A maioria das receitas falava em 12 horas marinando... Como eu não tinha esse tempo, acabei deixando só 6 horas.
De forno, foram 1 hora 40 minutos (era uma paleta pequena - menos de 1,5 kg). Botei na forma parte do líquido da marinada e virei a paleta a cada 20 minutos. Nos primeiros 40 assei com papel alumínio e nos últimos 40 coloquei batatas bolinha para assar junto.
Ficou muito boa! Estava insegura por ter deixado marinando apenas 6 horas, mas os temperos penetraram bem, não precisava mais tempo... A carne ficou no ponto, cozida e úmida, e as batatinhas, um show a parte. 
Cá pra nós, uma paleta de cordeiro é uma coisa meio "ogra"! Eu comi pouco (me concentrei na batatinha), mas o Rodrigo estava o próprio Shrek no final da janta, com o prato cheio de ossos! Não sobrou um pedacinho pra contar estória!
Para acompanhar, o vinho tinha que ser encorpado - o escolhido foi o Malma Malbec 2006 Gran Reserva da Bodega Neuquén (Patagônia, Argentina). Coloração vermelho violácio (escuro), no aroma amora e ameixa seca, senti um pouco de tostato, queimado... É potente e elegante,  mas com pouca persistência na boca. Um bom vinho, mas confesso que esperava um pouco mais.
Já o Rodrigo, amou o vinho, amou o cordeiro e ficou tão feliz com o cardápio que não se importou com a louça que sobrou pra ele, rsrsrs... Apesar da "ogrisse", sem dúvidas foi uma bela janta!

3 comentários:

  1. Ju! mais uma ótima receita e ótimo vinho. Meu marido adora cordeiro, mas eu nunca experimentei fazer...sua receitinha me animou.
    Que vc tenha um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Em cordeiro eu não sou chegada não, mas no vinho...hehehe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. O cordeiro ficou muito bom. Eu gosto com geléia de amora, mas em respeito à este excelente tinto deixamos ela de fora.

    ResponderExcluir