terça-feira, 22 de junho de 2010

Falso risoto de cevadinha com funghi seco

Este risoto é "falso" porque não foi feito de acordo com o método de preparo convencional dos risotos, mas vou chamá-lo assim por causa da apresentação. Descobri recentemente a cevadinha na culinária e me apaixonei. Para quem não conhece, vale a pena experimentar, é um cereal muito saboroso e rico em fibras.
Esta receitinha é fácil e rápida, usei:
1 xícara de cevadinha;
1 punhado de finghi seco;
1/4 de uma cebola grande;
1 alho;
manteiga;
shoyo;
1/2 cubo de caldo de carne;
sal;
2 colheres de sopa de creme de leite.
Primeiro lavei bem a cevadinha e botei para cozinhar em um litro de água fervente com o caldo de carne. Em seguida botei o funghi na água pra hidratar (deixar por pelo menos 15 minutos) - depois de hidratado lavei bem em água corrente até eliminar toda terra. Refoguei a cebola na manteiga, juntei o alho picado e o funghi também picado, para uma rápida refogada. Acrescentei um pouco de shoyo. Após 30 minutos de cozimento escorri a água da cevadinha e juntei ao refogado de funghi, mexi para homogeneizar, acrescentei o creme de leite, sempre mexendo, e ajustei o sal. Voilà, pronto pra servir.
Servi com pimenta-biquinho e ervilhas salteadas na manteiga aromatizada com alecrim.
Aquele cogumelo que esta sobre o risoto na foto da postagem, é um shitake fresco, não faz parte dos ingredientes, refoguei junto e reservei para decorar. Aviso porque sei que algumas pessoas fazem confusão sobre o que é fungui seco. 
O funghi seco é desidratado (sempre deve ser hidratado antes do uso) e pode ser guardado por alguns meses em um pote bem fechado, livre de umidade. O sabor e o aroma são fortes, marcantes. Seu aspecto é exatamente o da foto abaixo, que "pesquei" na web. 
Normalmente é comercializado nos supermercados, em pequenas embalagens junto aos temperos, mas o preço é alto (pelo menos aqui em Porto Alegre). Eu compro a granel no mercado público, o preço é  bem mais acessível. Noto que o preço oscila com a época, mas é tranquilo. O máximo que já paguei por 100g foi R$ 9,00 (o mínimo foi R$ 3,20), e esta quantidade rende várias receitas. Existem outros tipos de cogumelos secos caríssimos, mas nunca me interessei porque o preço é surreal. O funghi seco que está na maioria das receitas que a gente vê por aí é esse da foto e não custa caro.

11 comentários:

  1. Ju, minha amiga! Eu estava esperando vc postar esta receita desque que vc me disse que tinha feito! Nossa, que delícia! Quero experimentar. Mas, vou esperar voltarmos ao Brasil (próximo mês) porque aqui nunca vi cevadinha pra vender.
    A apresentação do seu prato ficou um luuuuxo!
    Bjk

    ResponderExcluir
  2. Sabe que no refeitório da empresa que eu trabalho eles vivem fazendo sopa com cevadinha e eu nunca me animei de provar. Mas acho que no risoto ela deve ficar muito boa. Vou dar uma "tentiada" hehehe
    Ah, fiz a tua tacinha de banana e publiquei lá no blog. Menina, ficou dos deuses!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ju, que prato lindo!!!! Bela apresentação!
    Nunca provei cevadinha, mas tenho vontade. Sempre ouço dizer que é uma delícia!
    Amei sua receita, parabéns!
    Beijos,
    Thais

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!!!Lindo prato, já anotei a receita!!!SAdoro cevadinha e funghi!!!Deixei um recadinho para a Dani falando daquela tentação gastronômica que é o Machry, aposto que no final de semana teremos mais uma formiga batendo por lá...hehehehehe.Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi JU.
    Adorei a receita. Utilizo cevadinha, porque sabe como é né... Sou nutricionista.
    Mas nunca tinha feito como "risoto". Show. Mais uma forma de consumir.
    Arrasou no post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiiiii Jú,tudo bem???
    Mas que luxo de prato, além da apresentação que ficou perfeita.
    Gostei muito, deve ter ficado divina essa receita...
    Hummmmm deu água na boca viu?
    Fico feliz que vc tá com vontade de fazer mais receitinhas minhas,e eu tbm tô querendo fazer um monte de receitinhas suas (além desse risoto) e tbm aquelas das ramekins (que juro que quando eu comprar eu te conto e vou fazer suas receitas neles)...rs
    Ahhh menina e falando em frio eu estou uma enrolação só para malhar, ninguém merece esse frio é muito difícil eu imagino aí na sua terrinha...rs
    Parabéns para vc, suas receitas e seu blog são de muito bom gosto!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  7. faz muito tempo que não como cevadinha. gostei muito da opção que vc deu para o uso dela. bom dia!

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju,

    Olha que coisa, nunca comi cevadinha, pode???
    Vou ver onde encontro e depois te falo, agora bateu uma imensa vontade, rsrsrsr

    Seja sempre feliz!!!
    1000 beijokinhas

    ResponderExcluir
  9. Estar de dar água na boca o risoto, quero fazer um também! Hoje fiz uma salada com cevadinha, olha só:
    http://comonutricao.blogspot.com/2010/06/salada-de-abobora-e-cevadinha.html

    Parabéns pelo blog!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, acabei de fazer esse risoto! Uma delícia e bem fácil. Como sou vegetariana, substitui o caldo de carne pelo de legumes, usei azeite no lugar de manteiga e creme "de leite" vegetal (a base de tofu). Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, achei esse seu post, tenho uma dúvida, comprei um pacote de Funghi seco , passando alguns dias ele ficou branco como se fosse um bolor, isso é normal, posso come lo, deve ser feito algo para não perder, obrigado

    ResponderExcluir