domingo, 1 de agosto de 2010

Operação Outono na França

Uma nova fase inicia hoje no blog: a "Operação Outono na França". Não se trata de uma promoção ou sorteio (quem dera né!), mas é o início de uma fase “ultra-mega-light” da minha vida, afim de perder alguns dos muitos quilinhos indesejados que têm me acompanhado nos últimos anos, pois daqui a dois meses embarcaremos para a nossa tão sonhada e planejada viagem à França!!!! 
Sei que dois meses é um período curto e que não dá tempo para muita coisa, especialmente porque sou extremamente contra regimes drásticos, entretanto venho tentando há meses emagrecer e a ansiedade em relação a isto só me fez aumentar de peso. Além disso, emagrecer para mim é uma tarefa dificílima, me cuido um monte e no máximo consigo manter, ganho peso só de olhar para doce. Para perder, nem fazendo greve de fome... Assim, os malditos quilos vão se acumulando... Tenho uma tireóide meio "chata" para completar, ainda não tenho hipotireoidismo, mas é muito provável que no futuro eu desenvolva esta doença, por isso já me trato desde agora. Já passei por vários endócrinos que me disseram a mesma coisa, não adianta, depois de uma certa idade manter peso é uma questão de disciplina, além disso existem pessoas que são mais propensas a engordar, mesmo se cuidando, e infelizmente eu sou uma delas... 
Bom, porque todo esse blá, blá, blá... Afinal, o que vocês têm a ver com isso? Resolvi expor esta questão aqui no blog pelos seguintes motivos: 
- Apesar de o foco do blog ser a culinária, não escrevo só a receita, sempre falo um pouco do que está acontecendo comigo, então seria impossível mudar hábitos no meu dia a dia sem mudar a abordagem do blog; 
- É possível que eu comece a visitar menos os blogues mais focados em doces, pois cá pra nós, para quem está de regime é uma tortura ver foto de tanta coisa boa. Acho que pelo menos no começo é melhor eu dar um tempo nestas visitas, até engrenar bem no regime, vocês entendem né? 
- Há um tempo atrás comprei o livro "Pense Magro" da Judith S. Beck. Não é um livro de dieta, mas é um método baseado em terapia cognitiva, para ajudar a perder peso conscientemente e se manter magro, é bem legal. Me empolguei bastante logo que comecei a ler mas acabei abandonando a leitura, e o método. Pretendo retomar agora, e uma das coisas que me lembro (e não fiz), é que quando estamos de dieta devemos ter um "técnico de dieta", que é alguém para prestar contas, que nos ajude a não desanimar. Então pensei, nesta nova tentativa, o blog seria um ótimo técnico de dieta, pois a partir do momento que eu compartilho isto com vocês, me sinto na obrigação de mostrar resultados... Como eu não quero passar pelo papelão de fracassar mais uma vez em um regime, mostrar a evolução do que está acontecendo para vocês pode ser uma boa tática; 
- O foco do blog irá mudar, vou deixar um pouco de lados o mundo enograstronômico e vou investir mais em alimentação saudável e de baixa caloria. Também pretendo uma vez por semana fazer uma postagem com a evolução da dieta, mostrando o que funciona ou não pra mim. Pode servir de motivação para quem também está nessa luta. Assim vocês também poderão interagir e me auxiliar no tratamento; 
- Outro assunto que vai pintar por aqui é a França! Sei que muita gente que lê o blog já foi pra lá, então vai ser bom porque todos vão poder dar dicas de passeios e programas legais... 
- Por fim, o que tem a ver França com regime??? A resposta é obvia, quero sair bem na foto, hehehe. Brincadeiras a parte, o regime é uma necessidade mais que urgente uma vez que estou com um forte sobrepeso, faço isso pela minha saúde, pelo meu humor e pela minha felicidade! Estou usando a viagem como fonte de motivação, pois não quero olhar as fotos daqui a algum tempo e me frustrar, além disso, nossa programação está muito baseada em longas caminhadas, e carregar todo este sobrepeso é como andar com uma mala sem rodinhas, que não me pertence! 
Enfim, espero contar com a torcida de todos que lêem o blog, tomara que eu consiga manter o padrão de visitas nessa nova fase e traga coisas legais para que vocês continuem me acompanhando! Comentários, visitas anônimas e silenciosas, sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!
À bientôt (até breve)!

12 comentários:

  1. Ju, pode contar comigo no apoio, porque quilinhos a mais e que estão realmente atrapalhando precisam ser liquidados rapidamente.
    A minha sugestão é que você pratique exercicios fisicos junto com a sua nova dieta, o resultado será melhor, claro se você tiver tempo para isso.

    Sempre que eu puder venho aqui dar uma olhada na sua nova dieta!

    E ah, já estou super curiosa para saber o que você vai postar sobre a França e também ver fotos de lá hehehehhehe

    Beijos,
    Bruna.

    ResponderExcluir
  2. Sou parceira nas comidas lights.. Que legal que vais viajar! Que tal a gente se encontrar por lá? :)
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!!!Tem todo meu apoio, tb vou procurar postar receitas menos calóricas. Beijos e boa sorte!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. oi Ju
    torço muito mas muito mesmo pelo teu csucesso, eu sei o quanto é dificil saber e fazer coisas maravilhosas e gostosas e precisar cuidar sempre da balança, imagino eu com a terceira filha e agora tentando perder aqueles kilinhos que não me pertence!! mas como já somos em 5 e não posso ser egoísta preciso continuar fazer coisas gostosas e ser uma pessoa comprometida comigo mesmo!!
    só tepeço uma coisinha não some do meu blog pois tuas visitas são sempre muito carinhosas e simpáticas!! combinado!! grande beijo!! e uma ótima estadia na França. lugar esse que ainda não conheço mas com certeza daqui uns anos qdo as meninas estiverem mais velhas será local da minha lua de mel!!
    beijokas e uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju,
    POde contar com todas nós. Sei como é complicada a questão do hipotireoidismo. Eu tenho faz uns 5 anos. Com o tempo você se habitua por ter este probleminha na tireóide.
    Como nutricionista te dou uma dica. Dietas muitas radicais são mais difíceis de serem mantidas. Você não precisa deixar de consumir o que gosta. A questão é a quantidade.
    Vou te dar o exemplo de algo saudável. Linhaça. 1 colher (sopa) de linhaça tem mais calorias do que um biscoito recheado. Claro que tem outras coisas envolvidas. Mas quem quer eliminar peso, foca nas calorias. Então, não se prive muito. O ideal é saber balancear.
    Além disso, quem tem hipo só emagrece mesmo se fizer atividade física. Comprei aquele simulador de caminhada. Foi o melhor que fiz. Associada a uma alimentação menos calórica, porém sem me privar de todas as coisas que gosto de comer, eliminei 5 quilos em 2 meses. Faço 1 hora por dia.
    Pode contar comigo. Se quiser tirar alguma dúvida, só é questionar.
    Beijos. Boa sorte

    ResponderExcluir
  6. Ju te apoio integralmente, eu mesma estou querendo perder uns kilinhos, a gente vai se ajudando. Dificil é por ter um blog de culinária, né?
    Mas vamu que vamu, kkkk.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju,
    Pois é...sei exatamente o que tu estás passando...sou uma enófila de plantão,sempre buscando algo novo e a comida então..nem se fala...neste friozinho bom..nada melhor que um vinhozinho e um bom prato.No final do mê faço 32 anos e toda a segunda fico decidida a começar uma dieta.Também tenho uns quilnhos me acompanhando ao longo dos anos.Também já fui em endócrino,já disseram que com o tempo...blá,blá,blá...Quilinhos que sei,que com força de vontade consigo perder.Mas o problema é a vontade...que falta...uma motivação..ainda mais que estou terminando uma monografia...então acho que vou me juntar ao teu time e fazer uma operação como dizem minhas amigas..."Verão sem canga"e te acompanhar...Te darei o maior apoio...até porque depois na tua viagem...será uma recompensa cometer "orgias gastronômicas"
    Abraços
    Sinara

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo apoio gurias de "Porto", vocês sabem como é difícil fazer regime com este nosso clima!
    Bruna e Carol, obrigada pelas dicas com propriedade de que entende do assunto!
    Patty! bom te ver de volta por aqui, valeu o incentivo!
    Sinara querida, tu sempre presente por aqui, bom contar contigo neste momento de mudanças! Sei como é essa fase de término de monografia, tese, etc... "Briguei" com a balança na época do doutorado e desde então tá difícil de fazer as pazes... Vou dar preferência para as receitinhas light, sem glúten, para chegarmos nos 33 em plena forma, que tal?
    Beijos para todas!

    ResponderExcluir
  9. Ju, estamos no mesmo barco. Vivo tentando emagrecer e sempre desisto... No final do ano passado consegui emagrecer 12 quilos, mas viajei e quando voltei não estava mais seguindo o programa do Vigilantes do Peso, que foi o que melhor funcionou comigo. Sempre estou começando uma dieta... Acho que sua idéia de usar o blog em benefício próprio é ótima e acho que vou fazer o mesmo. Uma hora tem que dar certo!!!
    Boa sorte e beijo grande!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Fundamental para quem ganha calorias é... gastá-las! Caminhar, alongar, pedalar, enfim, movimentar-se - diariamente caminho uma hora e meia indo buscar e levando minha filhota à escola... outra dica é fazer, depois de um domingo de exagerada comilança, por exemplo, uma segunda-feira de chás depurativos - limpam o sangue, varrem as toxinas - meus prediletos são o de guaçatonga (Casearia silvestris) e a bardana.
    Cuidado também com a ansiedade para emagrecer que acaba gerando mais apetite ainda... rs... sentindo uma invejinha boa da tua viagem, desejo que ela seja inesquecível e deliciosa! Bjos

    ResponderExcluir
  11. Mari! Uma hora vai dar certo sim!!! Vamos acreditar!!! Trazer o assunto para o blog é uma maneira de me incentivar a mostrar resultados. Criei este espaço para falar de coisas legais e positivas - estou curtindo muito fazer o blog e não quero comprometer a sua "reputação".
    Vera! Obrigada pelas dicas dos chás, não conhecia, vou procurar. Pode deixar que caminhar é comigo mesmo. Faço tudo a pé, além de ter esteira em casa, e contrariando as estatísticas, ela não virou cabide, uso bastante, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  12. Ola Ju, tudo bem? Boa sorte com o regime, mas se prepare: você vem à França durante o periodo onde comemos mais e com mais calorias para esquentar. Talvez essa seja uma das muitas vantagens das estaçoes: comemos muito quando esta frio e bem menos durante o verao. Um habito que ajuda os franceses a permanecerm magros. Se quiser me fazer uma visita a minha casa fica aqui: http://www.naprovence.com
    Um abraço! et bonne chance!

    ResponderExcluir