quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Praticamente uma "chef de cuisine"

Comecei a cozinhar há pouco mais de 5 anos e praticamente tudo que sei aprendi em livros, sites e programas culinários. Minha mãe é uma cozinheira de mão cheia, mas na infância e na adolescência, eu não era daquelas meninas que ficava de olho na mãe cozinhando, ajudava quando era solicitado e só. Comecei a me aventurar na cozinha quando passei a morar sozinha - no meu caso foi involuntário, meus pais é que saíram de casa (foram morar na praia). Quando eu e o Rodrigo decidimos morar juntos, saí do apartamento dos meus pais e alugamos o nosso. Desde então fui aprimorando o gosto pela cozinha e hoje posso dizer que tenho uma boa relação com as panelas.
Sinto falta de um pouco de conhecimento técnico para dar um upgrade nos meus pratos. Uma das metas para este ano era fazer algum curso ligado a culinária, mas a decisão de viajar alterou as prioridades e por enquanto descartei esta hipótese. Com a prática, vou vencendo minhas restrições, mas muitas vezes não me arrisco mais por falta de conhecimento.
Há horas estava namorando o livro "Todas as técnicas culinárias", mas o preço é um pouco salgado. Monitorei as promoções via internet e finalmente comprei com um bom desconto! Amei este livro, valeu o investimento!!!
Ele explica passo a passo várias técnicas culinárias com boas ilustrações. Estou me sentindo uma "chef de cuisine française", rsrsrs...  As técnicas são da Le Cordon Bleu, uma das mais tradicionais escolas de culinária francesas,
O livro contempla dicas simples de confeitaria, "como untar e enfarinhar uma forma de bolo", até as mais complicadas - tipo "como montar o croquembouche".
Ensina a escolher legumes e frutas, a cortar temperos, a limpar peixes, assar diferentes carnes, etc, etc, etc... Tem um monte de coisa que eu achava que sabia, mas agora vi que fazia "errado".
Fica a dica para quem, como eu, tem poucos anos de experiência na cozinha e muito a aprender...

16 comentários:

  1. Ju amiga!!!, esse livro é maravilhoso, minha tia ganhou de Natal, vez ou outra a gente faz uma junta e lemos o livrinho, as técnicas são ótimas, parabéns pela aquisição, vc vai amar, bjkas querdidona e boa noite, ;)... ♥!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!! Me vi em vc!!!
    Vou ver se compro esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Oi JU!

    Ando um pouco sumida, porque vida de quem faz plantão em hospital não é nada fácil. Acho que hospital "suga" nossas energias. Então, sempre fico um pouco cansada no dia seguinte.

    POis bem.. Quem bom saber que esse livro vale a pena. Tenho muita vontade de comprá-lo, mas pelos mesmo motivo que você citou [o preço salgado] ainda não o fiz. Mas depois do que disse, vale a pena mesmo.

    Beijos. E deixe sua alma de chef fluir

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju...lendo o que vc escreveu parece que me vejo...rs Minha mãe é uma excelente cozinheira, porém NÃO GOSTA DE COZINHAR...rs pode isso??? quando eu era criança também não gostava, tinha pavor de quando minha mãe me pedia pra fazer um arroz...rs E assim como vc aprendi na necessidade pois comecei a estudar fora com 16 anos e me cansava da comida dos restaurantes daí me aventurava...peguei gosto mesmo quando comecei a namorar com meu marido, aí deslanchei, e também tenho necessidade de técnicas mais apuradas...Uma boa idéia essa de livros...
    bjim
    Janaína
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Essa semana também estava olhando vários livros. Acabei pegando uns mais em conta. Mas fica essa sugestão para a próxima compra. É bom quando temos a opinião de alguém que já adquiriu...
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que ótima dica de leitura, pra nós amantes da boa culinária...

    bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!

    Que inveja boa de você hehehehe...meu sonho de consumo é adquirir este livro também, onde eu estudo tem um exemplar na biblioteca! Um dia eu chego lá hehehehe!

    Beijão,
    Bruna.

    ResponderExcluir
  8. Pois é Jú, eu também era como você, só olhava a minha mãe a cozinhar e quando me casei e sai de casa, é que comecei a cozinhar, já lá vão 17 anos.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é lindo mesmo e super útil. Eu ainda tenho alguns outros para comprar antes dele, mas também está na minha lista.
    =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Acabei de colocar esse livro na lista de desejos, deve ser maravilhoso! Adoro aprender técnicas de cozinha!
    Beijinhos e bom findi!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, ótima dica... eu nem faço idéia do que é croquembouche :-S
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Ai, tem um Larousse da Cozinha Prática que também é um ótimo investimento. Ele explica muuuuuuuuuuito. Esse que você comprou é meu sonho de consumo atual.

    ResponderExcluir
  13. Oi Juliana! Vim agradecer a visita e adorei aqui, tentei fazer login pra seguir mas ta fora, depois eu volto bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju!! Ótima dica, estou precisando de um livro desses.. rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Gostei da dica, Ju. Eu também tenho o meu 'beabá', o '400gramas', que é simples e completo e também traz as técnicas básicas da cozinha! Recomendo muitão!

    ResponderExcluir
  16. Juuu! Sempre quis comprar este livro e agora vc me incentivou mais ainda!! Aiai! vou procurar. Sou louca por livros! De gastronomia então!
    bjk

    ResponderExcluir