quarta-feira, 25 de julho de 2012

Chile parte V - Vale do Colchagua


A viagem ao Chile, que fizemos no verão, teve como ponto alto os programas enogastronômicos. O roteiro incluiu algumas vinícolas que tínhamos curiosidade de conhecer e são ícones na vitivinicultura chilena, como a Concha y Toro, que já apareceu aqui, a Casa Silva e Lapostolle (que aparecerão no próximo capítulo). 
Não queríamos nos afastar muito de Santiago, então a região vinícola escolhida foi o Vale do Colchagua. Ficamos hospedados em um vilarejo chamado Santa Cruz, a aproximadamente 180 km de Santiago, mas rodamos um pouquinho mais para chegar lá, pois partimos de Valparaíso (cerca de 220 km).
As autoestradas no Chile são ótimas, é muito tranquilo dirigir por elas, entretanto o trecho Valparaíso - Santa Cruz foi mais cansativo pois parte do trajeto percorreu estradas secundárias, em boas condições, mas com pista simples e tráfego mais lento. A paisagem compensou, passamos por trecho mais verdes, com lagos, diferente do trecho Santiago - Viña del Mar, que é mais árido. 

Na fase de planejamento da viagem, pesquisando no Google, achei boas indicações para o restaurante da vinícola Viu Manent, o Rayuela. Decidi então que este seria o nosso primeiro ponto de parada no Vale do Colchagua e fiz uma reserva. 
O calor estava demais e depois de 3 horas de estrada tudo que queríamos era "sombra e água fresca". Chegando lá nos deparamos com o cenário mais que perfeito...
Um mesa embaixo de uma árvore imponente com muita sombra, uma leve brisa de verão e um lugar super aconchegante.
Pedimos um salmão grelhado com legumes e um Chardonnay Gran Reserva, da própria vinícola. A comida e o vinho estavam ótimos, mas o que valeu mesmo foi o lugar... A calma e a tranquilidade de uma refeição acompanhada de muita contemplação... Ficamo horas ali, bebendo, conversando e curtindo aquele momento único. 
A Viu Manent é bem interessante, tem um passeio de charrete pelos vinhedos e tem também visitação às caves e degustação. Optamos por não fazer a programação oferecida pela vinícola, pois preferimos curtir o "não fazer nada" embaixo daquela sombra maravilhosa. Antes de ir embora demos uma caminhada pelo lugar, mas o sol estava forte e depois da viagem e de uma garrafa de vinho, a melhor opção era ir para o hotel descansar...
Nos hospedamos no Hotel Vendimia. Um charme, pequeno, poucos quarto, todo decorado com móveis e objetos antigos... Ainda tinha uma piscininha para refrescar. Muito bom, recomendo. A única coisa que não gostei é que os carros ficam na rua. 

Santa Cruz é uma cidade bem pequena, um vilarejo na verdade... Demos uma caminhada por ela no final de tarde, mas não encontramos nenhum atrativo. O bom é que ela fica em uma posição estratégica em uma região com muitas vinícolas, mas você vai precisar de carro para se deslocar entre elas. Depois que voltamos vi uma postagem no Like Chile que fala de uns programas legais por lá. 

No próximo, e último, capítulo vou falar sobre as outras vinícolas que visitamos, incluindo a deslumbrante Lapostolle. Em breve.



2 comentários:

  1. Dani querida obrigada pelos elogios ao blog e a minha pessoa! Tu sabes que a admiração é recíproca! Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Ai quero conhecer!!!!! Adorei as dicas!

    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir