quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Lovely mushrooms...

Adoro cozinhar com cogumelos!!! Há algumas semanas a TV estava ligada, enquanto eu fazia o almoço em um domingo, e me marcou ouvir repetidamente o sotaque britânico do Jamie Oliver falando em mushrooms... Eu não estava prestando atenção, mas parece que era um programa especial aonde ele colhia e cozinhava cogumelos maravilhosos, e só de ver algumas cenas fiquei com água na boca. Desde então, estávamos precisando fazer uma sessão "cogumelos" aqui em casa para matar a vontade. 
Este ano tirei a semaninha de férias entre o Natal e o Reveillon para descansar e ficar por Porto Alegre, nada de pegar a estrada. Resolvi que queria curtir minha casa, minha cidade, meus gatos e também cozinhar, que é uma das minhas paixões... Voltando ao foco da postagem, cogumelos, finalmente aproveitei para cozinhá-los! Dois pratos simples e rápidos com diferentes, e em minha opinião bem sucedidas, harmonizações:
Ontem à noite fiz uma omelete com cebola dourada na manteiga, cogumelo paris e queijo mussarela, bem simples, mas muito saboroso. Foi harmonizado com um espumante Brut Casa Perini Método Champenoise. Não havíamos provado este espumante ainda e ele nos surpreendeu. Pontos para a perlage - fina, abundante e com certa persistência. Cor amarelo-palha, aroma frutado (pêssego talvez- não sou muito boa em analise sensorial de espumantes), agradável ao paladar, seco como eu gosto. Não achei a relação custo/benefício muito satisfatória (R$ 29,00), pois considerando sua origem (Serra Gaúcha) a concorrência é forte e seguramente existem rótulos de qualidade superior com preços equivalentes... Falando em rótulos, é no rótulo que este espumante perde pontos, não há informação alguma sobre a composição, tempo de fermentação, nada...



Para coroar a sessão, hoje no almoço fiz um risoto aos três cogumelos – paris, shitake e funghi. Ficou muito bom e esta uma daquelas receitas que não tem erro... Procedimento padrão de risoto: arroz arbóreo, vinho branco, etc... Usei em torno de 150g de Paris, 150g de Shitake e 30g de Funghi para 300g de arroz. Iniciei o processo com uma generosa porção de cebola refogada na manteiga. O tempero foi complementado por um toque de alho e pelo próprio caldo de carne utilizado no cozimento do risoto. A finalização no prato ficou por conta do parmesão e da pimenta do reino, ambos ralados na hora. A foto da postagem mostra os cogumelos sendo refogados na minha panela Wok de “estimação”. O perfume ainda está pela casa! Harmonizamos com uma Bohemia Oaken, cerveja maturada em carvalho, de coloração castanha, espuma cremosa, aroma amadeirado e sabor intenso com certa suavidade. Vale dar uma conferida no processo de fabricação no site da Bohemia (www.bohemia.com.br), além de muito bem apresentado e rico em informações é divertido, pois o tour é guiado pelo “Mestre Cervejeiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário