sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Risoto de pinhão e Bordeaux

Não se preocupem, não abandonei a dieta! Este evento enogastronômico rolou aqui em casa antes da "Operação outono na França", mais precisamente logo depois de eu ter comprado a panela de pressão.
Confesso que eu já estava com saudade das postagens "enoharmonizadas"... Amanhã completo uma semana de deita e estou firme, cortei tudo, incluindo o vinho (que tristeza...), mas isso é assunto para uma postagem no domingo, que será o dia oficial de falar sobre o andamento da dieta.

Agora o que interessa, a receita:
pouco mais de 1 xícara de arroz arbóreo;
1/2 cebola branca;
1 dente de alho;
1/2 linguiça de pernil já cozinha, cortada bem miudinha;
1/2 cubo de caldo de carne;
1/2 taça de vinho branco;
manteiga;
parmesão ralado;
tomilho seco;
pinhão a gosto.
Primeiro cozinhei o pinhão na panela de pressão (40 minutos) - para abrí-los, método "ogro" mesmo, com os dentes. Enquanto eles estão quentes abrem fácil.
Pinhões cozidos e descascados, comecei o risoto: cebola refogada na manteiga, depois adicionei a linguiça, mais tarde o alho e por fim o arroz. Juntei o vinho, deixei evaporar um pouco e em seguida comecei a adicionar água quente (dessa vez não dissolvi o caldo na água), aos poucos, sempre mexendo e acrescentando mais, a medida que vai evaporando. Adicionei o caldo de carne logo que comecei a botar a água quente. Quando estava quase no ponto, acrescentei os pinhões picados em pedaços graúdos. Logo o arroz ficou al dente - ajustei o sal, coloquei um "naco" de manteiga, um pouco de parmesão e um toque de tomilho, misturei bem e deixei a panela tampada uns minutinhos antes de servir! Excelente!!!! 
Para acompanhar escolhemos um Bordeuaux - Chateau des Arrocs Cuvée du Marquis, da região de Graves, safra 2006. Belo vinho, já havíamos provado em um jantar na Vinhos do Mundo e gostamos bastantes. Recentemente  recebi um e-mail da importadora dizendo que estava em promoção e passamos lá para comprar na hora. No aroma, só senti as frutas vermelhas no início, com a evolução aparecem notas de chocolate e tabaco. Tem um toque mentolado na boca, bem sutil. Corpo médio, adstringência leve, coloração rubi. Elegante. Por R$ 44,00 é uma boa compra (o preço original é em torno de R$ 70,00).
Mas... 
O risoto estava ótimo, o vinho também, entretanto, erramos feio na harmonização. O vinho pedia um prato mais delicado. Falha nossa, pois já havíamos provado ele e não guardamos a percepção do sabor ou da estrutura, só a lembrança que era bom e ponto. Como tenho o hábito de começar a beber o vinho antes da comida, para sentir sua evolução com a harmonização, conseguimos identificar de cara que não combinou, então acabamos tomando a maior parte da garrafa logo após a refeição (é um pecado botar um vinho desses na geladeira né!). 
Independente do sucesso, a experiência é sempre válida, não temos muita familiaridade com os vinhos franceses, então não é fácil acertar. Além disso, só o fato de ser um Bordeaux, não diz muito sobre o vinho. Em geral são vinhos mais tânicos e potentes, corte das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. Entretanto, a região de Bordeaux é composta de diferentes terroirs. Em Graves, segundo a Larousse do Vinho (edição Brasileira de 2007), os tintos apresentam "finura e equilíbrio, assim como belas notas de cereja, de tabaco e de chocolate*". Esta descrição bateu perfeitamente com o vinho que tomamos, mas é claro, só consultamos a bibliografia quando o vinho já estava acabando.

* Yes!!! Eu tinha identificado o chocolate e o tabaco! Procuro sempre fazer a análise sensorial sem me influenciar por notas do rótulo ou opiniões de terceiros. Deixo para conferir depois e ficou super feliz quando bate com a minha percepção... Acho que estou ficando boa nisso, rsrsrs.

14 comentários:

  1. Olá amiga,
    Que risoto magnífico. Força com a dieta!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. Como eu não estou de dieta, posso me deliciar com este risoto.

    Beijinho e força
    Papinha Doce

    ResponderExcluir
  3. très appétissant ce risotto et riche en saveurs
    j'adore
    bonne journée

    ResponderExcluir
  4. Não tá a fim de me chamar para uma jantinha na tua casa? hihihihi
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa ficou lindo seu risoto, cheguei a salivar aqui, com o frio que ta fazendo é perfeito hein, mas seja forte e continue na sua dieta! Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Jú, que risotto magnífico!!! Eu comi uma vez risotto de pinhões e era saborosíssimo! Sou viciada em risottos, mas como vivo de dieta durante a semana (ou ao menos passo tentando) eles ficam sempre para os finais de semana.
    E que sonho sua viagem heim!!! Eu ainda não conheço a França, mas é uma viagem sonhada por todos que amam cozinhar eu acho.
    Beijinhos,
    Fabi

    P.S. Amei de paixão a geléia que você me deu, viciei! Amanhã vai ter post no blog pra falar dela, passa por lá.

    ResponderExcluir
  7. JU!!!Viagem pra frança ...que legal, guria não desanima com a dieta pois tinha te comentado que estava de dieta enfim em 2 meses já eliminei e não perdi(pois quem perde acha né)09 kilos em dois meses então foco na viagem se quiseres te envio as dicas, mas sinceramente é foco e muuuuuuuiiiiiita força de vontade mesmo ...pois se parei de fumar sem tomar remédios emagrecer seria mais fácil ... ou não ....ehehe
    bjs
    sheila

    ResponderExcluir
  8. Sheila querida! Parabéns! 09 kg em dois meses é muuuuito bom! Esta viagem está decidida há 6 meses, até tentei me fazer regime antes, mas sabe como é, a gente entra naquele ciclo vicioso, não consegue emagrecer, se frustra, e acaba engordando mais... Esperei a água bater no pescoço para começar a nadar e agora o tempo é curto, vamos ver o que eu consigo nesses dois meses! Tu tá certa, independente do método o principal é força de vontade e foco! Todo domingo vou fazer uma postagem pra falar do andamento da dieta. Torce por mim amiga! Beijos pra ti, pro Paulinho e pra Lulu e parabéns pelo novo sobrinho!

    ResponderExcluir
  9. Muito chique esse risoto delicioso, Ju!
    Amei!!!
    O segredo é moderação, mas quando está gostoso demais essa palavrinha se torna extremamente difícil de encontrar!!
    Siga tua meta, amiga!
    Bjos,

    Eliane

    ResponderExcluir
  10. Hahaha método ogro é o mais utilizado para abrir o pinhão né?
    Adorei sua receita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga.
    Realmente, os seus risotos são uma tentação.Um é mais gostoso que o outro.
    Nunca comi risoto com pinhão. Assim que comprar [porque aqui no Rio é mais difícil achar], farei.
    Parabéns pela manutenção da dieta. Sei como não é fácil. Parabéns pela sua força de vontade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, amooooo risoto de pinhão... a minha receita vai bacon mas da próxima vez vou me lembrar da linguiça...Bjinhus e bom findi!!!

    ResponderExcluir
  13. oi Ju,
    delicia de cardápio e o vinho !!
    eu ainda não posso beber alcool pois estou amamentando ainda!!
    vim deixar um super domingo e bj para os pais!!
    e que venha o sol !!
    hj prometi para o papai que serei a assadora... aff!!
    beijokas

    ResponderExcluir
  14. Pense numa pessoa que ficou aguando de vontade! rs. Sim, sou eu! ;oD

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir