sábado, 8 de outubro de 2011

O jeito mais simples e gostoso de preparar filé de tilápia

Nos últimos tempos estou modificando minha alimentação e fazendo escolhas mais saudáveis. Estou bem acima do peso e cansei dessa estória de "efeito sanfona". Quero resultados definitivos obtidos através de escolhas conscientes e mudanças de hábitos. Eu sei que esse pode ser um caminho lento a às vezes a gente precisa de resultados mais "visíveis" para se manter motivada, mas independente do emagrecimento, eu quero qualidade de vida, saúde e energia. Dietas rigorosas não vão me trazer estes benefícios a longo prazo... Já tenho experiência no assunto.
Estou bem feliz porque nos últimos dois meses perdi três quilos. Não dá pra notar, mas eu já me sinto melhor... A parte boa é que foi sem esforço. Fiz pequenas mudanças na alimentação, como: privilegiar frutas, legumes e verduras; reduzir carboidratos (especialmente farináceos); tomar bastante água; comer quantidades menores; mastigar mais e comer devagar (ficar atenta aos sinais de saciedade); evitar doces e reduzir o álcool. Simples assim, nada drástico. Estou também investindo nas caminhadas... Ainda não consegui botar na rotina diária, mas tem rolado pelo menos três vezes por semana. 
Essa reformulação do cardápio reacendeu uma paixão antiga: peixes. Nunca tive o hábito de cozinhá-los em casa (muito por preguiça de comprar), mas esse filézinho de tilápia já me fez ir algumas vezes ao Mercado Público nas últimas semanas. É muito fácil de preparar e saboroso, além de deixar o prato mais leve e saudável. Faço assim:

Tempero o filé fresco com sal e pimenta do reino moída na hora, passo ambos os lados na farinha de trigo e levo para uma frigideira quente com um fio de azeite de oliva (não é para empapar o peixe de azeite, mas também não pode ser um fio muito "pobre"). Deixo a frigideira aberta e quando acho que já criou uma "casquinha", viro, coloco mais um pouquinho de azeite de oliva e espero o outro lado cozinhar. Como não é um filé alto, ele cozinha bem na frigideira. É imprescindível usar um azeite de oliva bom (extra virgem com acidez máxima de 0,5%), isso faz toda diferença no sabor. 
Este modo de preparo vale para vários tipos de filés de peixe, mas alguns se "quebram" com mais facilidade. A tilápia tem a consistência perfeita para esse preparo.

Para acompanhar, cozinhei aquele macarrão de arroz, que já comentei aqui, e misturei (em uma panela com o fogo ligado e mexendo sempre) com alho confit (e um pouco do azeite do seu preparo, que pode ser conferido aqui), espinafre (aquele congelado), parmesão ralado na hora e sal. Ficou bem simples, mas uma delícia.

Escolhemos um vinho branco para acompanhar a refeição. O Punto Final Sauvignon Blanc 2010. Mais uma boa escolha da bodega argentina Renascer, que já apareceu aqui outras vezes. Confesso que não sou muito dos brancos, e quando é o caso, prefiro Chardonnay, mas esse vinho harmonizou perfeitamente com o prato. É bem fresco e aromático. O Rodrigo sentiu notas de maçã verde logo que abrimos a garrafa, eu senti abacaxi. Cor amarelo esverdeado, acidez equilibrada, um boa pedida para os dias mais quentes que vem chegando.






Um comentário:

  1. Juliana...este peixe ficou muito bem na foto!!! Realmente eu tenhoesse problema de ele quebrar ao fazer...geralmente uso congrio. Vou tentar Tilápia! Obrigada pela dica; ah...tu és de PoA, né? Temos que organizar um encontro das blogueiras daqui do sul, antes do ano encerrar!Será que dá? Bjkas.

    ResponderExcluir