domingo, 14 de março de 2010

Quiche de brócolis

Convidei uma amiga vegetariana para almoçar aqui em casa no sábado e fiquei com preguiça de ir ao mercado, então improvisei com o que tinha... No final a amiga não pôde vir, mas mantive o cardápio, fiz uma quiche de brócolis perfeita. A receita da massa e do creme é padrão, peguei no Entre Receitas.
A primeira vez que eu fiz quiche (aquela de alho poró e gruyère) achei a massa podre meio pesada... Desta vez tentei "roubar" e botar um pouco menos de manteiga, mas não rolou, ela fica esfarelenta, então a solução foi tentar moldar o mais fina possível na forma. Deu certo, a quiche ficou bem mais leve.
Quanto ao recheio: um pacotinho de brócolis, daqueles congelados, só piquei e botei sobre a massa. Os queijos - um pedeço de gruyère e um de grana que estava "aniversariando" na geladeira - ralei grosso e coloquei em cima do brócolis. No creme, diminui os ovos em relação a receita original, usei 3. Temperei com noz moscada e aproximadamente 1/3 de pó para creme de cebola.
40 minutos de forno à 180 ºC e estava pronta. Ficou saborosa, muito leve e o melhor, "inventei" com o que tinha em casa - 0% de disperdício. Acompanhada de um suquinho de laranja feito na hora, foi sob medida para a ressaca proveniente da noite dos Pinots, rsrsrs.

2 comentários:

  1. Eu gostei da massa podre moldada mais fina...

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana, tudo bem? Menina, concordo com você, a receita é perfeita mesmo! Meu noivo ama brócolis, vou fazer esta quiche pra ele.
    Bjinhos

    ResponderExcluir